Barreiras, Existem SIM !

A inclusão social pretende a inserção total e incondicional do indivíduo na sociedade.

Incluir compreende agir em conjunto: a sociedade e o indivíduo excluído para que juntos possam lutar por seus direitos elementares.
No anonimato muitos excluídos buscam alternativas, como o rádio, para amenizar seu sofrimento e contribuir para sua qualidade de vida.

O conceito inclusão social surge como referência para a prática da inserção total e incondicional do indivíduo na sociedade.

Mas infelizmente ainda se tem barreiras a serem quebradas !

A inclusão social é recente na literatura especializada; surgiu nas duas últimas décadas com o objetivo de estabelecer a equiparação de oportunidades entre as pessoas. O novo paradigma propõe a construção de uma sociedade composta por membros ativos, independentemente de cor, idade, gênero ou qualquer outro atributo pessoal. Em síntese, incluir é praticar a legitimação das diferenças, para que todos possam conquistar seus direitos na sociedade contemporânea.

“ A prática da inclusão social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais
como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana, a aprendizagem através da cooperação. "

(SASSAKI, 1999, p. 41- 42).

A sociedade deve estar capacitada para atender às necessidades de seus membros, no acesso a todos os serviços, bens e ambientes.
A inclusão é para todos porque somos diferentes e de alguma forma todas as pessoas têm o direito de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Segundo Cláudia Werneck (2000), a inclusão vem para quebrar barreiras cristalizadas em torno de grupos estigmatizados.

Somente com a ratificação das diferenças será possível lutar por direitos iguais.

Nenhum comentário: